Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

FemiFilme

O Femifilme cine-debate é um instrumento didático-pedagógico e ético-político que visa dinamizar sociabilidades e ritualidades decorrentes do ‘ato de assistir’ conteúdos audiovisuais, especialmente longas-metragens e documentários. Visamos a formação de ‘plateias’, sentidos e interações mediante a facilitação do acesso a audiovisuais que abordem temáticas sobre mulheres, gênero e feminismos latino-americanos, habitualmente marginalizadas pelos critérios mercadológicos do campo audiovisual. Também buscamos promover agenciamentos a partir dos debates gerados em duas sessões anuais do femifilme.

A origem do Femifilme se localiza disciplinarmente nas Ciências Sociais procurando persistentemente o diálogo interdisciplinar. Es uma estratégia de incorporação do gênero audiovisual ao campo de estudos sobre o pensamento latino-americano que, embora nascido na filosofia, nas últimas décadas, tem se voltado quase exclusivamente para a sociologia. Para tanto, o Femifilme se insere na disciplina “pensamento social e político latino-americano”, ministrada no programa de pós-graduação em Ciências Sociais (PPG-ECsA/UnB).

Os audiovisuais escolhidos para exibição-debate atendem ao critério de autoria de mulheres, isto é, têm prioridade as obras de autoria de cineastas, diretoras ou roteiristas mulheres cis, trans ou não binarias latino-americanas. Também poderão ser priorizadas obras de autoria mista ou não binaria. Outro critério de priorização diz respeito ao país de origem ou vínculo dessas autorias assim como de localização geográfica da trama para favorecer aqueles países latino-americanos com menor incidência na divulgação audiovisual.

O exercício de priorização das obras para cada edição anual do Femifilme se fundamenta na construção coletiva entre es integrantes do GREIG/ELA/ICS/UnB. A seleção dos conteúdos audiovisuais toma como ponto de partida o levantamento audiovisual iniciado em 2019 , com atualização constante, e que alcança um total de 54 obras produzidas em nove países latino-americanos: Argentina, Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Objetivos
  • Facilitar o acesso a audiovisuais que focalizam tramas sobre mulheres, gênero e feminismos latino-americanos;
  • Compor ‘públicos/plateias’, sentidos e interações a partir da estratégia didático-pedagógico e ético-política do cinema-debate.
Metodologia

Cada sessão do Femifilme se compõe de dois momentos: um assíncrono e outro síncrono online. No primeiro, cada participante assiste, em data e horário de preferência, o filme/documentário. Sempre que possível será divulgado o link de acesso gratuito ao filme-documentário em questão. É recomendável o registro escrito sobre cenas ou ideias-chave que emergem durante o contato com o audiovisual em tela para apresentá-las durante a sessão síncrona.

A sessão síncrona online é dedicada à roda de conversa ou diálogo do filme/documentário e tem uma duração de duas horas. O diálogo é conduzido por quatro pessoas, a anfitriã ou membra da comissão organizadora, uma convidada, e duas moderadoras uma delas voltada exclusivamente para o chat do canal institucional do Youtube. A moderadora abre a sessão apresentando um breve histórico do FemiFilme e do currículo da anfitriã e da convidada. Tanto a anfitriã como a convidada contarão com até 15 minutos para apresentar seus comentários-impressões sobre o filme/documentário. O enfoque dessas apresentações é de livre escolha. Geralmente a anfitriã apresenta a trajetória da diretora do o filme/documentário e uma síntese da temática do audiovisual em chave sociológica.

Posteriormente e durante aproximadamente uma hora a anfitriã e a convidada dialogam a partir das perguntas ou comentários encaminhados ao vivo pelo chat do canal institucional do Youtube. As moderadoras são responsáveis pela gestão do tempo, pela organização e priorização das perguntas/comentários da plateia. Na ausência de perguntas da plateia as moderadoras assumirão a responsabilidade de provocar o diálogo entre a anfitriã e a convidada. Para tanto é recomendável que as moderadoras elaborem as perguntas previamente.

O Femifilme é uma atividade de extensão universitária que recebe um público diverso. O uso de linguagem acessível durante o momento síncrono online, a interação amigável e descontraída entre moderadoras, convidada e anfitriã, são fundamentais para impulsionar a participação da “plateia”.

Edições
20234ª Edição do FemiFilme
10.05 e 07.06.2023
20223ª Edição do FemiFilme
30.03 e 13.04.2022
20202ª Edição do FemiFilme
Semana Universitária UnB
21 e 23.09.2020
20191ª Edição do FemiFilme
Semana Universitária UnB
23 e 25.09.2019
%d blogueiros gostam disto: